PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOS CEPs

Projeto de Qualificação CEPs - CONEP/MS

Por Írlei Souza Santos. Em 09/09/19 09:31.

  Qualificação – Curso EAD do Sistema CEP/CONEP

  Como parte essencial do Projeto de Qualificação de CEPs, uma ação de ensino/aprendizagem conjunta da Conep/CNS e o Ministério da Saúde com parceria do PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento), a Conep disponibiliza ostrês primeiros módulos do curso de educação à distância do Sistema CEP/CONEP.

     Sistema CEP/Conep - PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOS CEPs, trata-se de uma iniciativa pioneira que visa melhorar a qualidade de análise ética, a gestão administrativa e a proteção do participante de pesquisa.

    O primeiro módulo "Histórico do sistema CEP/CONEP", apresenta a linha de tempo dos principais fatos que serviram de base para estruturar o sistema de avaliação da ética em pesquisa em seres humanos no nosso país. A inter-relação do desenvolvimento da ciência e dos princípios da ética e a descrição dos processos que consolidaram a importância e o reconhecimento do Sistema CEP/Conep. Em sequência, o módulo "Procedimentos administrativos dos CEPs", apresenta os procedimentos e documentos necessários para registro inicial, renovação de um registro existente e alteração de dados de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Trata da importância dos relatórios obrigatórios, sua estrutura e itens necessários para sua elaboração. Além disso, demonstra como funciona o processo de indicação dos CEPs pela Conep e as formas de contato. O terceiro e último módulo "Marcos regulatórios do sistema CEP/CONEP para o processo de análise ética de projetos de pesquisa", aborda as regulamentações que norteiam a ética nas pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil. Demonstra a importância da norma operacional que trata dos aspectos e procedimentos administrativos do Sistema CEP/Conep, além de apresentar as resoluções que contemplam áreas temáticas especiais.

Público-alvo: Coordenadores, membros, funcionários administrativos dos CEPs e demais usuários do Sistema CEP/Conep.

PERÍODO DE OFERTA: 30/08 ATÉ 30/11 DE 2019

CARGA HORÁRIA: 2 horas

INVESTIMENTO: Gratuito

LINK PARA INSCRIÇÃO: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/cep

 

**INFORMAÇÕES E TEXTO RETIRADOS DO SITE MOINHOS DE VENTO/CONEP**